quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Chamava-se Esperança ...

(...) mas além disso eu nada mais sabia. De pele escura, cabelos negros, olhos negríssimos; assim também os seus pensamentos, pateticamente nocturnos e preferentemente sepulcrais, pareciam nascer num ventoso crepúsculo de inverno entre as alas de ciprestes. Alma de outros tempos; alma dispersa entre excessivos corpos inimigos, inadaptada ao amor fisico, triste e taciturna, corrompida pelo romantismo e as más leituras; não havia razão alguma para que vivesse mais de trinta ou trinta e cinco anos.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Iludir a expectativa de;

È o que significa Frustação. Hoje, este sentimento está entranhado em mim, temporariamente, é claro.Mas esta lá!
Iludirmos com a expectativa de algo, é simplesmente penoso, a ânsia com que se depara e perdura até algo contrário assim o dite, leva-nos a um estado de incompreensão, a um estado latente de insensatez. È conjunto de sensações que nos levam aos mais elevados pensamentos inconseguidos, falhados, pressão constante que permanecem indeterminados, quer na vida ou no tempo.
Obstáculos?! Provas constantes?! A quem? A nós mesmos ou a terceiros?! Sabemos ou não queremos saber?! Incógnitas ou refúgio?!
Não importa...e hoje não quero saber.
Apenas quero ser o "super-homem" não o mitico heroi que que salva os mais indefesos, mas sim o "super-homem" de Nietzsche em Zaratrusta.
Não se trata de pensar um homem que teria desenvolvido todas as suas capacidades em prol de constituir o "nec plus ultra"(Não ultrapassar Marcas existentes nos mapas marítimos antigos indicando os limites para a navegação.) da humanidade.
O conceito de "super-homem" não deve relacionar-se com um estádio terminal que sucederia a uma longa gestação. Devemos compreendê-lo mais como a exigência de uma fractura, de uma ruptura na história que deveria permitir a libertação de um poder criativo insuspeito. Trata-se de uma noção projectada para o futuro como um desafio, de um apelo a uma transgressão do humano através de um acto de auto-superação conforme à essência mais íntima da vontade de poder.
E basta!!!

terça-feira, fevereiro 26, 2008

FantasPorto 2008 - 28ª edição


Apesar da abertura oficial ter se realizado ontem (25 de fevereiro), o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto está de volta. A 28ª edição volta a elevar a cidade do Porto a capital mundial do cinema. Em paralelo, o Fantasporto chega a várias salas de cinema do país, numa parceria com a Lusomundo.
Entre os dias 28 de Fevereiro e 5 de Março cidades como Gaia, Matosinhos, Coimbra, Viseu, Braga e Vila Real vão acolher ciclos e retrospectivas do Fantas.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

And The Oscar Goes to...

(Photo by Lucy Nicholson/Reuters)

Assim foi na madrugada anterior, a cerimónia com mais "glamour" ou não. Teve como principais vencedores os irmãos Coen, ao arrecadarem 4 óscares.

"Este País não é para Velhos", a adaptação de um romance de Cormac McCarthy que conta a história de um negócio de droga que dá para o torto, no sul do Texas, venceu ainda a estatueta dourada para melhor guião adaptado e o espanhol Javier Bardem levou ainda para casa, pelo mesmo filme - no qual desempenha o papel de um psicopata de poucas falas - o Óscar de melhor actor secundário.

Quanto ao óscar de melhor actor e actriz, houve surpresas inesperadas, mas merecedoras. O prémio de melhor actor foi arrebatado pelo britânico Daniel Day-Lewis ("Haverá Sangue") e o de melhor actriz por Marion Cotillard ("La Vie en Rose"), a primeira francesa a ganhar um Óscar desde que Simone Signoret levou uma estatueta para casa, em 1960.

O Óscar de melhor actriz secundária foi entregue à também britânica Tilda Swinton ("Michael Clayton - Uma questão de consciência").

A curiosidade que sobressaiu neste enredo ou espectáculo, "made U.S.A" é que desde 1964 que os quatro principais prémios de interpretação não iam para as mãos de actores e actrizes não-americanos.


quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Muito bem


É a primeira portuguesa a assumir este papel
Maria de Medeiros foi nomeada Artista da UNESCO para a Paz
Maria de Medeiros foi ontem nomeada Artista da UNESCO para a Paz, tornando-se na primeira portuguesa a assumir este papel. A escolha "foi uma surpresa total" para a actriz, quando lhe foi comunicada, há já alguns meses. Mas recebeu-a "com muita honra e orgulho", e, apesar de ter chegado a questionar-se se estaria "à altura da responsabilidade", Maria de Medeiros diz-se "empenhada em contribuir para a paz" através do seu trabalho artístico.
Os próximos projectos da actriz serão trabalhar com o realizador brasileiro Luís Vilaça, no filme O Contador de Histórias, e também numa produção australiana, de que não quer ainda avançar pormenores. E cinema português? "Não tenho recebido propostas. Também sei que as coisas estão um pouco difíceis por aí", responde. (Fonte: público)

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

terça-feira, fevereiro 19, 2008

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Muralha

Nos muros deste segredo
se quebra a minha saudade
a ânsia com que te busco
meu amor desesperado...
Em mim te encontro afinal
em tudo aquilo que sou
na raiz do bem que me deste
e deste amor que eu te dou.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Watch the Moon

(Photo by Carlos Lopes)



"A Terra vai atravessar-se entre o Sol e a Lua na próxima semana, no primeiro eclipse lunar total visível em Portugal desde Março de 2007, informou hoje o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Se as nuvens não o impedirem, o fenómeno astronómico será visível na noite de quarta para quinta-feira a partir das 00H35 (hora de Lisboa), num momento em que a Lua cheia estará bastante alta no céu, em boas condições para se observar a sua ocultação.
A Lua vai entrar sucessivamente na penumbra (00H35) e na sombra (01H43) até começar o eclipse total, que decorrerá entre as 03H01 e as 03H52. Nas fases seguintes, a Lua sairá da sombra às 05H09 e da penumbra às 06H17, altura em que o seu disco estará de novo totalmente visível, embora a sua imagem comece a dissolver-se com o nascimento de um novo de dia."
(Fonte: Público)

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Afinal quem é o S. Valentim?


Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Uma das histórias retrata o São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.
Muitas são as tradições associadas ao dia de São Valentim, variando de país para país.
Por exemplo, nas Ilhas Britânicas na altura dos Celtas, as crianças costumavam vestir-se de adultos e cantavam de porta em porta, celebrando o amor; no actual País de Gales, os apaixonados trocavam entre si prendas como colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, o que significava «Só tu tens a chave do meu coração». Já na Idade Média, em França e na actual Inglaterra, no dia 14 de Fevereiro, os jovens sorteavam os nomes dos seus pares e estes eram cosidos nas mangas durante uma semana. Se alguém trouxesse um coração costurado na camisola, isso significava que essa pessoa estava apaixonada. Ao longo dos tempos, as tradições de São Valentim foram adquirindo um grau de complexidade cada vez maior.
A cada ano que passava, foram-se criando novas tradições, lendas e brincadeiras, como é o caso das mensagens apaixonadas. A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia 14 de Fevereiro teve origem na altura da própria lenda de São Valentim, quando este teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. No entanto, não há qualquer facto que comprove esta lenda.
Porém, é certo que, no século XV, Charles, o jovem duque de Orleães, terá sido o primeiro a utilizar cartões de São Valentim. Isto porque, enquanto esteve aprisionado na Tower of London, após a batalha de Agincourt em 1945, terá enviado, por altura do São Valentim, vários poemas e bilhetes de amor à sua mulher que se encontrava em França. Durante o século XVII sabe-se que era costume os enamorados escreverem poemas originais, ou não, em pequenos cartões que enviavam às pessoas por quem estavam apaixonados. Mas, foi a partir de 1840, na Inglaterra vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas.
Os cartões passaram a ser enfeitados com fitas de tecido e papel especial e continham escritos que ainda hoje nos são familiares, como é o caso de «would you be my Valentine». Nos dias de hoje, é entre os mais novos que estas mensagens de São Valentim são mais populares, sendo uma forma de expressarem as suas paixões.
À parte de fábulas de encantar para os mais susceptiveis... deixem de lado esta data, esqueçam na, e tornem os outros 364 dias preciosos, para transmitirem o que parece normal e legitimo apenas no dia "14 de Fevereiro".
See you soon, Hello Kitty....
Beijinho reguengado e vitaminado.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

FrÀgiL


Põe-me o braço no ombro
Eu preciso de alguém
Dou-me com toda a gente
Não me dou a ninguém
Frágil
Sinto-me frágil
Faz-me um sinal qualquer
Se me vires falar demais
Eu às vezes embarco
Em conversas banais
Frágil
Sinto-me frágil
Frágil
Esta noite estou tão frágil
Frágil
Já nem consigo ser ágil
Está a saber-me mal
Este Whisky de malte
Adorava estar "in"
Mas estou-me a sentir "out"
Frágil
Sinto-me frágil
Acompanha-me a casa
Já não aguento mais
Deposita na cama
Os meus restos mortais
Frágil
Sinto-me frágil
Frágil
Esta noite estou tão frágil
Frágil
Já nem consigo ser ágil
(Jorge Palma)

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Bicho de 7 cabeças


Se tivesses a oportunidade de ir de novo para o ponto de onde se partira, REGRESSARIAS?
MAS ... E SE FOSSE TARDE DEMAIS.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Pecados Ìntimos



Curioso, será dizer que este filme de certa forma, me caiu nas mãos, igualmente curioso, foi que já tinhamos discursado sobre ele, apesar de não o defender convenientemente, na altura. Devido à não visualização deste. Mas curiosamente, acho que se deve literalmente à forma como as traduções preexistem. Isto porquê?

"Little Children" titulo original de "Pecados Ìntimos" - é mais uma solene prova de que as traduções portuguesas não fazem jus à importância do conteúdo. Lamentável.

Por isso, tomei conhecimento como sendo "Little Children", e tive a oportunidade de o ver na noite passada...resultado: Magistroso_sublime_desconcertante_cativante_humano_perturbante_esclarecedor.

Donas de casa guilhotinadas pela rotina familiar, existencial depressão pós-parto, vigilantes paranóicos com a segurança do bairro, pedófilos a nadar num mar de crianças, amantes perdidos e sem coragem no adultério que simularam...



"Um milagre...somos todos um milagre"



For my hello Kitty

Inigualável Ser