quarta-feira, janeiro 09, 2008

"Ninguém nasce mulher,torna-se mulher"


Será mesmo ela?
"A fotografia em causa foi captada nos anos 50, quando Simone de Beauvoir estava em casa do seu amante americano (ela e Jean-Paul Sartre tinham aquele citado acordo, inspirador de toda uma geração, que os libertava da fidelidade burguesa).
Surpreendida pela câmara, Beauvoir terá rido, depois terá gostado. (lá diz o ditado:primeiro estranha- se, depois entranha-se). Não se tratará, portanto, de uma imagem que lhe foi roubada a contragosto, e hoje ela seria a primeira a rir-se desta polémica,argumenta o Nouvel Obs." (fonte:Público)
Polémicas à parte...a meu ver, numa época de opressão ao feminino, era escandaloso que uma pensadora nata como a Simone fosse vista nua publicamente. Não posso dizer ou afirmar se esta história é falsa ou tem a sua ponta de veracidade. Mas posso argumentar (ou tentar) no sentido de justificar a escolha por esta foto, aparentemente tão preconceituosa, tão impregnada no machismo que perpassa a ideia de mulher como objecto sexual.
Esta fotografia de Beauvoir nua pode, evidentemente, ser considerada ofensiva à uma mulher que dedicou algum, senão de todo o seu pensamento à elucidação do carácter absolutamente artificial do papel sexual na sociedade. Confesso que posso estar a desrespeitar profundamente uma pensadora que eu mal conheço. Contudo, a foto em si mesma apresenta um valor estético evidente: além de Simone ser uma mulher muito bonita - em plena meia idade na fotografia em questão - a fotografia foi muito bem tirada. Seja ela(Simone) ou não.
E, tendo conta que hoje é dedicado ao seu centenário, acho que poderiam ter escolhido uma fotografia ou tributo menos arrojado ou "escandalosa"que não fomentasse mentes que nada fazem,senão criticar, o que de menos sabem - ou tentam saber.
Entendam esta foto como uma expressão da insurreição de uma mulher que não só em pensamento,como na sua forma de estar esteve à frente do seu tempo.
A Simone merecia coisa melhor...

2 comentários:

Anônimo disse...

Cuidada Mariana:

Não sei se houve intuito discriminatório ou machista na notícia (não li a notícia, não me apeteceu), no entanto, acho fantástica a foto pois tem um excelente traço estético. Se o objectivo do jornal foi o de pisar a Simone,então, só temos que lamentar. Actualmente tem-se o hábito de apontar o dedo de forma negativa para aquilo que realmente muito tem de positivo. Já lá vai o tempo de apontar o dedo para cima como faria Platão... para as ideias

Anônimo disse...

ehheheh..certo.
Não trataram mal a senhora,pelo contrario,foi bom ver que se lembraram da "musa" de Sartre e quem sabe de mais alguem,só não concordo,ou não vejo com bons olhos,esta exposição excessiva que deles me parece ser mais"pornografica"(segundo os fanceses,que estão muito abalados)do que relembrar os feitos que esta senhora nos proporcionou.
Uma senhora desta grandeza, merecia algo melhor!