quinta-feira, janeiro 10, 2008

Diz se por aí...


O vinho tinto pode proteger-nos contra o cancro do pulmão, mas o vinho branco, pelo contrário, pode aumentar o risco da incidência da doença.Estas conclusões são de um estudo realizado por Alberto Ruano-Ravina, Juan Barros-Dios e Adolfo Figueiras, da Universidade de Santiago de Compostela, que investigaram as propriedades dos vários tipos de vinho e a acção destes em doenças como o cancro do pulmão.
Ainda assim, face aos resultados obtidos, Juan Barros-Dios alertou que, não obstante os benefícios do vinho tinto, tal não deverá traduzir-se num aumento do seu consumo para combater o cancro do pulmão: "seria extremamente perigoso, para não dizer arriscado, recomendar o aumento do consumo de vinho tinto como forma de prevenção do cancro", observou aquele cientista.
E segundo, a "farmácia.com.pt" o consumo de dois copos de vinho por semana pode reduzir o risco de desenvolver cancro nos rins, pelo menos é esta a conclusão de um relatório publicado no British Journal of Cancer, que faz a comparação entre a associação de diferentes tipos de bebidas alcoólicas e o total de consumo de álcool, com o risco de cancro nos rins.
No que respeita ao consumo de cerveja light, vinho e licor fortes ou cerveja de intensidade média-forte, não foi encontrada qualquer relação com o risco de desenvolver este tipo de cancro.
“Contudo, o baixo risco que observamos nas três bebidas sugere que é o álcool por si que é responsável pela redução, e não um qualquer tipo de bebida”, esclarecem os investigadores.
Com tantas teorias, alerto para aqueles que sofrem de "sindrome da perseguição de doenças", que tenham mais paciência e que aguardem, por uma teoria mais consistente.

2 comentários:

Marta Nunes disse...

"É preciso estar sempre embriagado. Para não sentirem o fardo incrível do tempo, que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso. Com quê? Com vinho, poesia, ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se." Baudelaire

Por isso embriaguemo-nos... se prevenir, perfeito, se não embriaguemo-nos de vida.

:D

Mariana Ferreira disse...

Muito bem...
Ohhhhhhhhh martaaaaa obigadaaaaaaa.