sexta-feira, fevereiro 10, 2006

A Vida é uma Arte? Ou a Arte é uma Vida?

A vida é, como sabemos, um conjunto de múltiplas experiências. Vivemos antes de reflectirmos sobre o sentido das nossas vivências, mas sentimos necessidade de as compreender, explicar e comunicar aos outros. Desta necessidade surgiram diferentes modos de expressão e de explicação e diferentes linguagens. A arte constituiu-se como uma dessas formas de apropriação do sentido da nossa experiência. È uma actividade do homem, uma tentativa de traduzir e fixar as suas emoções, angústias, anseios e necessidades.
A capacidade de captar e constituir formas (representar, recordar, fantasiar) é uma das características básicas do homem. O artista possui esta capacidade em grau mais elevado e prolonga esse excedente de vida interior e de criatividade fora de si, fixando-o numa forma sensível - o objecto estético. O artista representa a realidade tal como ela se manifesta aos seus sentidos, à sua intuição e esta representação é uma interpretação do sentido da sua experiência, uma interpretação configuradora e transfiguradora, num processo criativo mediatizado por um conjunto de materiais e técnicas específicas de cada domínio artístico e de cada escola e estilo.
Através de palavras, movimentos, sons, volumes, linhas, cores... o sujeito criador compõe, desenha, pinta... e cria poema, melodia, dança, quadro... o problema é o de encontrar uma forma, uma linguagem e um material adequados.
A arte é, assim, «o ensaio incessante do espírito humano para se elevar à imagem e à forma, isto é, para formar e estruturar domínios parciais da experiência humana e do material que se encontra à sua disposição» (F. Heinemann, A filosofia no Século XX).
Cada obra de arte é um mundo criado por alguém à sua maneira, servindo-se de determinadas condições materiais e de regras formais. Esta criação torna-se objecto estético significativo, transportando as experiências subjectivas do seu autor para além dos seus limites temporais finitos e oferecendo-se a uma multiplicidade de interpretações e significações, elas próprias igualmente geradoras de sentimentos e prazer estéticos.

Um comentário:

Anônimo disse...

diz.me tu!!! :)