sexta-feira, fevereiro 24, 2006

O Sonoro...


Música, Terror e Sensualidade...

O primeiro filme sonoro falado foi The Jazz Singer, de Alan Crosland, em 1927, com um actor branco, Al Jolson, caracterizado como negro. Grandes nomes iniciaram a brilhantes carreiras: Howard Hawks, Raoul Walsh, King Vidor, entre outros.
A primeira década do sonoro é marcada por filmes de horror e fantásticos. Monstros, vampiros e outras criaturas sinistras povoam os écras.
Surgem grandes clássicos do género: Drácula, de Todd Browning e os vários filmes de James Whale (Frankenstein, O Homem Invisível, A Noiva de Frankenstein).
Num registro radicalmente oposto, as comédias musicais com Fred Astaire e Gjnger Rogers encantam um público mais sentimental.
Na Europa, O Anjo Azul, de Josef Von Sternberg, em 1930, assinala o aparecimento da vamp Marlene Dietrich.

 Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

por falar em sonoro:

realmente o teu titulo "sonoro" nada tem a ver com o que te apresento: ToMMy
que para mim é um dos melhores musicais ou rock musicais já alguma vez realizado por alguem (nem "evita") ou (moulin rouge) acho que é assim que se escreve.

tens que ver este filme porque, na minha humilde opiniao é importante do ponto de vista de referencia cinematografica, realizado por Ken Russell e com a partecipação de: Elton John, Eric Clapton, Jack Nicholson esta é das maiores produções argumentativas e não só claro... a historia é tipo trainspotting (relacionando uma critica à sociedade da epoca) epoca essa que se mantem actual...

beijinhos